A limpeza dos ambientes é fundamental para manter a higiene e o bem-estar de quem os habita. Sem dúvidas, aquele cheirinho de limpeza exalando pela casa ou pelo escritório é delicioso. Mesmo sendo uma prática necessária para o nosso dia a dia, muitas pessoas não dispõem de tempo para se dedicar a fazer uma boa limpeza.
Para solucionar esse problema existem diversos tipos de limpeza que podem atender as diferentes necessidades e disponibilidades de cada um. Ou seja, alguns métodos podem ser mais simples e rápidos, enquanto outros são mais complexos e demandam mais tempo para a limpeza.
Cada tipo de higienização tem a sua devida importância e cabe a você determinar qual o momento ideal e saber colocar em prática cada uma delas. Para lhe ajudar, separamos os principais tipos de limpeza e suas características para você deixar seu ambiente ainda mais limpo e cheiroso! Vamos lá?
LIMPEZA GERAL
Essa é a forma de limpeza mais básica e é aplicado geralmente nos ambientes domésticos, que não costumam oferecer riscos de contaminação para os habitantes.
Além disso, é um tipo de higienização que pode ser feita em qualquer ambiente como forma de manutenção da limpeza, ou seja, para manter o local sempre limpo, mesmo após uma limpeza mais pesada. Em locais menores, como lojas pequenas ou apartamentos, esse tipo de limpeza é ainda mais eficaz.
Em suma, uma limpeza geral consiste em retirar o pó e outros resíduos pelo ambiente com a ajuda de equipamentos e produtos bastante simples e acessíveis, como, por exemplo, aspirador, vassoura, esfregão, esponja, água, sabão e um desinfetante leve. Somente com esses equipamentos é possível manter o local longe de poeira e, mantendo a qualidade do ambiente e a limpeza sempre em dia.
LIMPEZA LEVE
Esse tipo de limpeza é mais intenso que a limpeza geral, sendo necessário dar mais atenção para os procedimentos. Ela já demanda o uso de produtos químicos mais potentes, como água sanitária e desinfetante.
A limpeza leve é recomendada para locais em que se encontrem resíduos de material orgânico, e que precisam ser higienizados para evitar contaminações. Por isso, é muito aplicada em hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, banheiros, cozinhas etc.
Com os nossos produtos é possível limpar bem o ambiente e diminuir a quantidade de bactérias nocivas à nossa saúde. Apesar disso, para remover totalmente as bactérias e outros elementos tóxicos é preciso esterilizar o ambiente, e isso é possível com a limpeza pesada.
LIMPEZA PESADA
Esse tipo de limpeza geralmente recebe o nome de desinfecção. Isso porque o seu foco é, justamente, proporcionar a limpeza total do ambiente para livrá-lo de bactérias e vírus que possam causar contaminações.
Este tipo de limpeza é recomendado principalmente em ambientes hospitalares e laboratórios, não sendo necessária em ambientes residenciais, por exemplo. Essa desinfecção, quando bem-feita, elimina até 99,9% dos micro-organismos nocivos.
Para esse serviço, você pode contar com o apoio de empresas especializadas, uma vez que é preciso saber manusear os produtos químicos corretamente e utilizam produtos de limpeza muito fortes de forma eficiente e segura.